Quem somos

Carla Kühlewein

CARLA KÜHLEWEIN (Kika) é criadora e editora do LEITURINHAS, responsável pelas colunas RELEITURINHAS e ENTRELINHAS. Contrariando a vontade de sua mãe, que sonhava em ter uma filha médica, cursou a Faculdade de Letras Vernáculas e Clássicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fez Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na UNESP, em Assis/SP. Atualmente atua na área docente e conta histórias, na rede pública e privada. Além disso, procura manter a inspiração artística viva com a produção frequente de artigos na sua área de pesquisa dileta: a Literatura Infantil. Sempre foi companheira da leitura, mas a escrita, sem dúvida, tem sido sua experiência mais edificante. Em 2013 publicou o livro infantil TRIM!, com sua amiga Andreia Lopes Zanutto Salviato. 

Deusiane Andrade

DEUSIANE VERÔNICA DE ANDRADE BATISTA, titular da coluna LÁ VEM CONTO!, é graduanda de Psicologia. Mora em Cambé. É tecladista e trabalha em eventos em geral (casamentos, formaturas,cerimônias, casa de show, etc). Sua série de tv preferida é Supernatural, e seus hobbys são jogar videogame, ler bons livros de literatura e de teorias de psicologia. Também adora assistir desenhos animados mais antigos, e prefere músicas mais antigas, sobretudo rock clássico.

Leny Zulim

LENY FERNANDES ZULIM, titular da coluna LITERATURA NA ESCOLA, é mestre em Letras pela UEL, atuou nas redes públicas e privadas de ensino em Apucarana e Arapongas, integrou a Equipe de Ensino do NRE de Apucarana por cerca de uma década. No ensino superior foi professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na UNOPAR (campus de Arapongas) até 2007, quando o Curso de Letras foi extinto. De 1997 a 2011 integrou o Corpo Docente da FAFIJAN desempenhando as seguintes funções: professora de Literatura Brasileira; Literatura Infanto-Juvenil-não só no Curso de Letras, mas também, no Curso de Pedagogia; coordenadora do Departamento de Letras. Atualmente é secretária geral da Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-norte do Paraná, da qual é integrante desde a sua fundação. Além do livro Literatura no Ensino Fundamental: da teoria às práticas em sala de aula,publicou também Leitura Literária: uma proposta concreta de trabalho e Via Poesiaalém de inúmeros artigos em revistas científicas. Seu grande sonho é ver jovens e crianças curiosos, buscando o conhecimento, fazendo da leitura – sobretudo a literária – um instrumento para se tornarem melhores, mais reflexivos, analíticos, solidários e generosos. Afinal, é pela educação e pelo conhecimento que nos tornamos mais humanos, acredita ela. Por seu último livro recebeu Moção de Aplauso pela Câmara municipal de Apucarana.

RENATA FORCATO MANTOVANI, titular da coluna PSICOLEITURINHAS! É graduada em psicologia, e pós graduanda em Logoterapia,Re eu atualmente mora em Lages/SC. Trabalha na área de Psicologia Organizacional e Clínica. Realiza trabalhos voluntários na área de Psicologia Social. Já atuou também na área de Psicologia Escolar/Educacional com crianças e adolescentes, bem como, com pais e professores dos mesmos. Seus hobbys preferidos são ler muito sobre psicologia e espiritualidade, meditar, ver seriados como “Lie to Me”, “The Big Ben Theory” e “In Treatment”, e se divertir com a família e seus suas três cachorras.